Do ponto de vista humano, o compasso do relógio. Do ponto de vista de Deus, o tempo da oportunidade. Como você encara o tempo faz toda a diferença.

O tempo é algo que nos assusta. Parece que ele está passando, mas a verdade é que nós é que passamos. Contamos o tempo no relógio, no cronômetro. A filosofia do mundo hoje diz que a vida é curta e deve ser vivida intensamente porque não há uma conclusão, um dia de juízo, um dia de acerto de contas. Só existe o hoje e depois o vazio. Por isso, siga a filosofia dos desenhos da Disney: “ouça a voz do coração! A resposta está dentro de você!”

Se deixando influenciar por isso, trocamos a esperança da vida eterna pela vida presente. Demonstramos que estamos mais preocupados com nossa vida presente do que com o Reino de Deus quando vivemos exatamente como o mundo vive, com os mesmos objetivos, as mesmas atitudes, as mesmas prioridades que eles.

Deus não está passando. Para Deus o tempo não é o do cronômetro. Quando a Bíblia fala do tempo de Deus, não usa a palavra Kronos de cronômetro, mas Kairos. Essa palavra, assim como suas semelhantes no hebraico indicam “o tempo da oportunidade”. Isso significa que para Deus não importa os segundos e minutos, os dias e os anos, mas a oportunidade que está em nossas mãos. O que estamos fazendo com a oportunidade?

Para o homem que tem consciência de Deus, a vida é curta e deve ser vivida intensamente porque há uma conclusão, um dia de juízo, um dia de acerto de contas. O hoje e o amanhã são uma realidade absolutamente igual do ponto de vista de Deus. O futuro, que ainda não vejo, é tão palpável como o presente para Deus já que Ele governa não apenas a matéria mas também a dimensão do tempo. Portanto, a filosofia cristã deve ser: “Ouça a Deus. Ele tem a resposta para você.

O que Deus diz a nosso respeito deve ser mais importante do que o que nós pensamos de nós mesmos. Não podemos nos deixar enganar pelo nosso próprio coração que, segundo Deus, é enganoso e corrupto (Jeremias 17.9).

Deus diz quem é o jovem a quem ele resgatou: Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno. I João 2.14b

Somos fortes, portanto temos energia para realizar. A palavra de Deus permanece em nós e a prova disso é que quando ouvimos a repreensão ela faz sentido em nosso coração, vemos que precisamos mesmo ter a atitude certa. Vencer o maligno significa que o enfrentamos pessoalmente e não é admissível que ele saia vencedor. Fomos chamados para “meter o pé nas portas do inferno” (Mt 16.18).

Não podemos negligenciar a mensagem de Deus a nós para hoje. Está nas nossas mãos. Precisamos trazer à realidade concreta o que cremos. Precisamos construir. Precisamos alcançar. Precisamos escrever a nossa história, preencher esse currículo. Por isso, essa conversa só está começando.