Talvez você acredite em super-heróis e nem saiba disso. Leia e descubra.

Os heróis fazem parte do imaginário de todos nós. Quem não teve um herói na infância? Quem não desejou ter poderes especiais? Mas quando crescemos, as coisas mudam... Será?

A verdade é que as pessoas estão sempre à procura de heróis, mesmo que não sejam mais aqueles de antigamente. O ruim disso é que essa admiração por heróis às vezes nos conduz a uma leitura errada da Bíblia. Você acha que não?

Os capítulos 13 e 14 de I Samuel mostram um rei Saul indeciso, diante de um povo de Israel completamente desesperado, frente a um exército inimigo fortemente armado e preparado saquear e destruir o que sobrasse. No meio do caos generalizado, surge Jônatas, filho de Saul, dizendo ao seu escudeiro: “Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura, o SENHOR nos ajudará nisto, porque para o SENHOR nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos.” Logo a nossa idolatria por heróis nos diz: “Grande Jônatas! É assim que se diz! Manda ver! O que deixamos de perceber quando fazemos isso é que Jônatas, em nenhum momento, confiou em si mesmo para enfrentar os filisteus. Ele tem como certa a operação de Deus no caso, e o motivo de tanta confiança não era sua masculinidade, nem mesmo – pasmem – a sua grande fé em Deus. Não! Jônatas se lembra e confia na aliança de Deus com seu povo. Quando ele diz “esses incircuncisos” faz menção de que aqueles filisteus estavam fora da aliança, enquanto ele e seu povo têm promessas de Deus para o futuro. Se Deus está garantindo, qual a dúvida?

Em que você tem confiado para enfrentar seus desafios? Em algum herói, super crente da “oração poderosa”? Ou quem sabe na sua “fé” talvez maior do que um grão de mostarda?

Pare agora mesmo! Relembre-se de que tudo em sua vida é governado por um Deus que te escolheu (e ele sabia o que estava fazendo) e que também é quem realiza todas as coisas (ou você acha que pode ajudar a Deus em algo?). Além disso, fez com você uma aliança, aliança de sangue, através da qual ele garante que as suas promessas serão cumpridas única e exclusivamente por causa da fidelidade dEle.

Deus não é um herói. É simplesmente DEUS. E quem tem Deus, não precisa ter nem ser um herói.