Lucas 2:52 - E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.

Se você fosse desenhar uma igreja, como desenharia? Talvez a primeira imagem que venha à sua cabeça seja a de uma casinha com telhado e uma cruz. É muito comum quando mencionamos a palavra “igreja” que as pessoas se lembrem do prédio. Mas os que conhecem a Cristo sabem que igreja não é parede e tijolos. Não é o lugar aonde vamos. Não é a programação que organizamos. A igreja é quem nós somos! E ela cresce na mesma medida em que nós crescemos. Por isso é preciso perguntar: quem sou eu para esperar que a igreja cresça? O ministério de Jesus foi bem sucedido não pelos programas que ele organizava, mas por causa de quem Jesus era. Eram todos atraídos para aquela pessoa fascinante. Até seus inimigos! Se queremos seguir o exemplo de Cristo precisamos ver que há mais de uma dimensão no crescimento. A Bíblia mostra que Jesus crescia em quatro dimensões:

1) Sabedoria (o que está dentro) - 2 Pedro 3:18  - Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno. Uma igreja que cresce em sabedoria é uma igreja que investe tempo e recursos na ampliação da compreensão de sua fé. Entender quem você é diante de Deus faz entender o seu lugar no mundo, equilibra a vida. Isso é crescimento saudável!

2) Estatura (o que está fora) - Atos 2:47 - Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos. Uma igreja que cresce em estatura é uma igreja que cresce em números porque compartilha com os outros a sua fé. É preciso que essa fé seja mais do que um monte de regras, mas é um estilo de vida atraente, cheio da atuação de Deus. Quando você compartilha o evangelho, cresce pessoalmente, mas faz crescer o Corpo de Cristo como um todo.

3) Graça para com Deus (o que fazemos para agradar a Deus) - João 17:11b  Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. Uma igreja cresce em graça para com Deus quando está unida, quando valoriza as relações entre seus membros. Deus planejou ter uma igreja que se congrega, que valoriza as oportunidades de estar juntos cultuando a Deus.

Não existe relacionamento com Deus CARREIRA SOLO. Deus criou o homem, deu a ele todos os recursos mas viu que NÃO ERA BOM que estivesse só.
4) Graça para com os homens - Tiago 2:18 -  Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Uma igreja que cresce em graça para com os homens é uma igreja que se importa com o próximo. Não existe verdadeiro cristianismo sem solidariedade verdadeira. O princípio do Reino de Deus é o próximo. Jesus disse que veio para servir, não para ser servido. Ensinou que aquele que quer ser o primeiro, deve anes ser o servo de todos.

Você está disposto a investir no seu crescimento? Ainda que se sinta incapaz, lembre-se de que aquele que começou a boa obra em nós há de completá-la. O Espírito que em nós opera não é menor, mas sim o mesmo que poderosamente ressuscitou a Jesus Cristo. Nós podemos, em nome de Jesus!!!