Quando o consumo te chama, o que você responde? Precisamos dar a ele uma resposta de Deus.

O mundo quer nos dizer como agir e como devemos pensar. O “bom senso” geral, que guia a todos os homens naturais também quer governar o pensamento dos espirituais. Por outro lado, a idéia de um Deus rigoroso que proíbe tudo e que nos olha todo o tempo segurando um raio em uma das mãos também tira a paz até do crente.

Mas a verdade é que, como já escrevi em outro artigo, Deus não é um desmancha prazeres. O que ele faz é nos propor uma felicidade além da que pode se obtida por meio de aquisições ou experiências sensoriais terrenas. Há muito mais na proposta de Jesus para nós! Colocar nossas esperanças em coisas transitórias é deixar de experimentar a verdadeira riqueza do evangelho: um relacionamento direto com Deus que dá pleno sentido a tudo o que fazemos e nos livra do vazio de viver irracionalmente e sem razão.

O evangelho não é irracional do ponto de vista das necessidades existenciais do homem. O homem quer sentido para a vida. Se este não existe, ele ingressa em uma viagem alucinada de experiências sensoriais onde tudo envelhece rápido demais, tudo (e todos) são descartáveis demais. Essa busca incontrolada oprime e tira da vida o brilho. Isso acontece com você?

A abundância, ou a promessa do sucesso financeiro, podem levar ao secularismo. Jesus apontou o dinheiro como sendo um deus. Falava da relação de dependência estabelecida com o recurso material, uma relação que devia ser estabelecida exclusivamente com o Senhor. Mas, sutilmente, esse deus Mamon substitui a figura de Cristo na vida de muitos. Romanos 1 também revela nossa tendência para adorarmos a criatura em lugar do criador.
Uma vida de fé simples, longe da obrigação de ter ou de ser mais que alguém que o mundo procura nos impor, é do que precisamos para manter o equilíbrio e a felicidade próprias daquele que tem a certeza da vida eterna em Cristo Jesus.

Pare de aceitar o pensamento pronto oferecido pelo mundo. Saiba o que a Bíblia ensina e tome suas decisões baseando-se em Deus. Então você finalmente entenderá o que Cristo quis dizer com “vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mt. 11:28-30.