Será mesmo verdade que andamos segundo os mandamentos de Deus? Faça o teste você mesmo e descubra.

O crente anda pelos mandamentos de Deus. O crente anda pelos mandamentos de Deus? Quem manda no que você faz e na maneira como você pensa? Todos nós gostamos de pensar que andamos pelo nosso próprio pensamento e que, como crentes, submetemos nossos pensamentos a Deus. Pelo menos é isso que dizemos uns aos outros durante cultos, nas nossas canções, na nossa casa. Mas será que é verdade?

Jesus foi enfático ao afirmar que pelos frutos se conhece a árvore. Os frutos da nossa vida, nossas ações, vão mostrar a quem nós estamos realmente servindo, a que mandamentos estamos realmente obedecendo.

Não é só Deus que estabeleceu mandamentos. O sistema consumista onde vivemos também tem os seus. Vamos fazer um teste bem simples, com os 10 mandamentos e descobrir quem tem maior influência sobre as nossas vidas?

Não terás outros deuses... não farás ídolos – quando você está em uma situação difícil, primeiro pensa em quanto dinheiro tem para resolver ou se tranquiliza em Deus como fonte da sua vida?

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão – costuma fazer coisas impensadas como compras ou decisões profissionais sem estar certo do que Deus quer e depois fica clamando para que Deus te tire dessa?

Lembra-te do dia do sábado para o santificar – o trabalho ou o lazer estão tomando o seu tempo de tal forma que só o resto fica para Deus?

Honra teu pai e tua mãe – você também é daqueles que não aguenta mais ouvir seus pais dizendo para ter mais controle na vida financeira?

Não matarás – a inveja que Caim tinha de Abel o levou ao assassinato. Você tem invejado a posição ou a vida de alguém? Queria estar no lugar dele? Percebe a sutileza entre esse sentimento (estar no lugar de alguém) e o assassinato? Acha que esse sentimento te levará a algo de bom?

Não adulterarás – o desejo de “ter” alguém levou Davi a tomar Bate-Seba de Urias. Você vê as pessoas como uma fonte de prazer para você desfrutar? Trata pessoas como coisas feitas para o seu bem estar? O relacionamento como posse pode agradar a Deus?

Não furtarás – a Bíblia diz que aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisto está pecando. Qual foi a última vez que você abriu mão de um conforto para ajudar alguém?

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo – você diz sempre a verdade, mesmo que isso lhe custe perda financeira?

Não cobiçarás o que é do teu próximo – os objetivos da sua vida estão voltados para algo que você quer ter? Você já pensou por que realmente você quer isso? Será porque outro tem e você se sentiria melhor tendo também?

Jesus não nos enganou. Não disse a nós que serví-lo seria fácil. Antes disse que “se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”. Também disse que “se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”. Não podemos deixar que o brilho desse mundo nos encante. O que deve nos impulsionar de fato é a riqueza eterna da salvação em Cristo e do seu Reino. Se temos falhado no teste, é tempo de conserto e de um novo tempo de relacionamento íntimo com o Deus que satisfaz completamente a nossa alma. Mais do que qualquer tarde no Shopping Center, certamente.