“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firme na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.”

Um amigo me enviou uma história a respeito do diabo. Segundo o relato fictício, o diabo colocou algumas de suas ferramentas a venda em um leilão público. Quando os possíveis compradores se reuniram, uma ferramenta estranha tinha um rótulo diferente com a seguinte inscrição: “Não está a venda!” Perguntado a respeito, o diabo respondeu: “Eu posso dispensar ou trocar todas as minhas ferramentas, exceto essa. Ela é a mais útil de todas. Eu a chamo "Desânimo" e com ela eu posso trabalhar em corações geralmente inacessíveis. Com essa ferramenta, eu penetro a mente de uma pessoa, o que não conseguiria com nenhuma outra; consigo plantar qualquer coisa que queira. O desânimo suscita dúvida; a dúvida leva à derrota; a derrota ao desalento; o desalento à depressão; a depressão à destruição. Tudo o que eu preciso é essa única ferramenta, o desânimo, para trabalhar à minha maneira na vida das pessoas”.

O Apóstolo Pedro deu um precioso conselho aos crentes: “Resisti ao diabo”. Outros mecanismos de defesa não funcionam. “Ignore ao diabo” é tolice, ele não irá embora. “Discuta com o diabo”, ele é melhor em debates do que você jamais será. “Coopere com o diabo”, o mundo tem feito isso desde o início. Há uma maneira de tirar as possibilidades da ferramenta favorita de satanás: Resistindo a ele.
“Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar”.

Uma oração: Pai celestial, eu sei que não existem atalhos para o fortalecimento espiritual. Não há armamento humano que possa me proteger contra o inimigo de minha alma. Mas há algo que permitirá a vitória: Resistência, aliada à graça de Deus. Ainda que eu enfrente provações e tentações que preferiria não encarar, tenho fé para afirmar como o apóstolo: “Cristo, Ele mesmo, há de me aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.” Eu me aproprio dessa promessa hoje!

No nome que está acima de todos, Amém!