FALE COM A NONA  
Somos uma igreja adoradora, bíblica, contemporânea, intercessora
missionária e receptiva para a glória de Deus


Oferta Especial ao Senhor. Isso é Justo?
O levantamento de ofertas em ocasiões especiais no antigo testamento pode ser aplicado nos dias atuais? Qual o ensino de Jesus sobre o assunto?

De vez em quando ouço alguém dizer que não é justo utiizar textos do antigo testamento para dar base ao que se exige como comportamento para a igreja de Jesus Cristo. Que essa igreja deve ser norteada única e exclusivamente pelo que diz o Novo Testamento. Que o Antigo Testamento pode ser considerado apenas como um registro histórico dos atos de Deus em relação à Israel.

É interessante notar que, normalmente, o exemplo que é dado para essa afirmação é o do dízimo e das ofertas. Tentam, primeiro, ridicularizar a situação de oferta mostrando a impossibilidade e a incoerência de se seguir à risca qualquer ritual de oferta instruída por Moisés, lembrando que a maioria deles envolvia o derramamento de sangue – e ninguém admitiria derramamento de sangue nas igrejas hoje. Me pergunto se o exemplo escolhido (a negação de dízimos e ofertas) esconde atrás de si falta de entendimento ou puro egoísmo e falsa conversão. Como não tenho direito de julgar a conversão de ninguém, explico.

Essas conclusões confusas têm como base interpretações literalistas de textos isolados. Não se sustentam quando olhamos para a Bíblia como um todo. Não têm nada a ver com a nossa fé reformada. Nada a ver com o ensino de Jesus. Para ser objetivo, escolho apenas alguns exemplos tirados do ensinamento de Cristo e o convido a pesquisar mais depois para confirmar se o que eu digo tem ou não sustentação.

1) Jesus não revogou a lei, mas a cumpriu e interpretou – de fato Jesus nos liberou dos rituais judaicos, inclusive repreendendo diversas vezes os “Mestres da Lei” por não terem compreendido as escrituras e ainda ensinado errado ao povo, conforme os preceitos dos seus próprios corações religiosos. (Mc 7.6-13) O Sermão do Monte é claramente uma interpretação dos 10 mandamentos. E qual é a mensagem de Jesus nesse sermão? “Eu, porém, vos digo...” Não se apegue às formalidades da lei – vá além! (Mt. 5 a 7)

2) Jesus repreendeu os fariseus porque davam o dízimo do endro e da hortelã, mas negligenciavam os princípios básicos da lei que são justiça, misericórdia e fé. Arrematou esse ensino dizendo: devíeis fazer essas coisas (dízimos e ofertas) sem omitir aquelas. (Mt. 23.23)

3) Quando viu que a viúva colocava pequenas moedas no gazofilácio enquanto ricos depositavam grande soma de dinheiro, disse que ela dera a maior oferta não porque não se possa ofertar grandes somas, mas pelo princípio da proporcionalidade – ela não deu a sobra! Deu algo que era significativo para ela, que, segundo Jesus, era todo o seu sustento (Mc. 12.44).

Nossa igreja tem o hábito de trazer ao Senhor dízimos e ofertas durante todo o ano. Também costumamos levantar uma oferta especial de fim de ano. Não estamos presos ao texto do antigo testamento que diz “no local que o Senhor escolher... nenhum deles deverá se apresentar ao Senhor de mãos vazias: cada um de vocês trará uma dádiva conforme as bênçãos recebidas do Senhor, o seu Deus.”(Dt. 16.16-17) Esse é um texto que deveria ser observado literalmente pelos hebreus, nas ocasiões especiais que Deus prescrevera. Minha pergunta é, a que texto estamos apegados? Qual é o padrão, o limite mínimo e qual é o máximo quanto à oferta que devemos dar? Deixo isso para sua consideração em oração diante do Senhor. Que Deus o ajude a compreender cada dia melhor o evangelho de Cristo. (Pb. Enoch)

 


Olhe para o alto. Veja os céus abertos.
DIP - Domingo da Igreja Perseguida
Religião sem Deus
O tempo da oportunidade é agora!
Onde estão os seus heróis?
Do que você realmente precisa?
De volta para o futuro!
Eu creio em uma igreja que cresce!
A Resposta Evangélica ao Cosumismo
Mandamentos de quem?
Consumir para Viver ou Viver para Consumir?
Encontro de Amizades Espirituais
Vergonha de ser virgem
Ana, a profetiza
Onde está o seu irmão?
A Ferramenta Favorita De Satanás
Você não precisa andar sozinho
Os Mega Desafios das Pequenas Igrejas
O que temos a ver com o assunto ecologia?
150 anos de Presbiterianismo no Brasil
Acolhei-vos...
Oferta Especial ao Senhor. Isso é Justo?
Quais devem ser meus motivos de oração?
Nossas Doutrinas

Rua André de Melo e Castro,195 | Nova Cachoeirinha | Belo Horizonte | (31) 3444.7707