Em 2008

SERTÃO DE SERGIPE
16 DE JULHO A 03 DE AGOSTO DE 2008

As parcerias
Para viabilizar o projeto, foi necessário o estabelecimento de diversas parcerias. À iniciativa da Nona Igreja se somaram a Editora Ultimato, Nossa Missão, Oitava Igreja Presbiteriana de BH e Seminário Presbiteriano RDNE, que forneceram literatura e materiais de treinamento para os obreiros residentes nas cidades; PROAV – Projeto Água Viva, que ajudou financeiramente e com consultoria; PCBH – Presbitério Centenário de Belo Horizonte, que apoiou financeiramente; Igrejas Memorial de Governador Valadares – MG, Batista Nacional Betânia, em Vitória da Conquista – BA e Presbiteriana 12 de Agosto em Aracaju – SE, que apoiaram na logística de estrada; e Projeto Sertão, com hospedagem, alimentação e logística geral nas cidades alcançadas além de diversos irmãos que pessoalmente realizaram campanhas ou ofertaram diretamente para financiar a viagem.

O envio
O culto de envio foi realizado no dia 13 de julho na Nona Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte. A equipe foi composta por 19 pessoas com representação da Igreja Presbiteriana Aliança, em Santa Luzia – MG; Nona Igreja Presbiteriana de BH, Igreja Presbiteriana Jaraguá e Igreja Presbiteriana do Bairro Nazaré. A saída foi no dia 16, às 6h da manhã.

A estrada
Utilizaram-se quatro carros na viagem. O percurso total, incluindo movimentação entre as cidades esteve em torno de 4.000 km.

As cidades alcançadas
A primeira etapa do trabalho foi em Monte Alegre do Sergipe e Poço Redondo, nos primeiros seis dias. Na seqüência as equipes foram remanejadas para atender mais adequadamente a necessidade das igrejas que seriam atendidas e se dirigiram a Pedrinhas, no extremo sul e Canindé do São Francisco, no extremo norte do Estado.

Os cursos oferecidos
Foram selecionados os temas evangelismo e discipulado, pregação, ensino infantil, interpretação da Bíblia, louvor e adoração na igreja além do curso AEI – Alfabetização e Evangelização internacional – visto que a região apresenta dos mais altos índices de analfabetismo no país. Os cursos foram ministrados conforme a disponibilidade dos membros das igrejas. Quando necessário, eram ministrados cursos individuais para que todos os interessados pudessem participar. Ao final, foram oferecidos diplomas a todos os participantes.

Os trabalhos evangelísticos
Apesar de o foco do trabalho ser dirigido aos treinamentos, foram realizados trabalhos especiais tais como evangelismo com abordagem direta nas ruas, exibição de filmes evangelísticos, apresentação do plano de salvação em locais como: rodoviária, praças e escolas.

Os resultados
A adesão das igrejas foi acima de todas as expectativas. Participaram também membros de outras denominações tais como Batista, Congregacional, dentre outras. De forma geral, tanto os responsáveis pelo Projeto Sertão, incluindo os obreiros locais, como os que participaram expressaram sua gratidão pelo apoio recebido e nos convidaram para retornar tão logo quanto possível. A equipe enviada também avaliou positivamente o projeto se dispondo para uma nova edição.

O desafio
Diante das experiências, vimos confirmada a enorme necessidade de comunidades cristãs em início de desenvolvimento de treinamentos e apoio para fortalecimento e crescimento dessas igrejas. Também percebemos o potencial latente nas igrejas já estabelecidas para formar equipes semelhantes de apoio. Estudamos agora a reedição local do projeto para apoio de congregações e pequenas igrejas, com resultados imediatos nessas comunidades e em médio prazo, consolidando a equipe para projetos maiores em futuro próximo.

Em 2008
Em 2010