História

No ano de 1965, foi organizada a congregação que deu origem à Nona Igreja, na garagem da casa do irmão Geraldo Silva Amorim. Havia 65 pessoas presentes no culto inaugural, quando ministrou a Palavra o Reverendo Paulo Freire, pastor da Terceira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, que foi a Igreja-Mãe.

O irmão Geraldo Amorim, oriundo da cidade de Patos de Minas - MG, veio para Belo Horizonte no início da década de 60, onde começou a trabalhar como mestre de obras. Ele era evangelista e plantador de igrejas. Através do seu ministério, nasceu a Igreja Presbiteriana da Serra, em BH. Aos domingos, ia para o morro do Cafezal, e atraía muitas pessoas tocando seu acordeon, e então lhes pregava o Evangelho. Em pouco tempo a Primeira Igreja organizou ali uma congregação, que veio a tornar-se uma vibrante igreja.

Com o apoio de seu filho Éber da Silva Amorim, que era engenheiro, e posteriormente veio a ser presbítero da Nona Igreja, construiu vários templos evangélicos, Dentre eles, destacamos os templos das seguintes igrejas: Sexta, Nona e Nova Aliança.

No dia 06 de fevereiro de 1972 foi organizada a Nona Igreja Presbiteriana, já em seu templo próprio. Além da participação do Presbítero Geraldo Amorim e seu filho Dr. Eber, há que se destacar o apoio Maçonaria, instituição na qual o irmão Geraldo gozava de grande prestígio, e obtinha muitos favores. Tempos mais tarde, a Nona Igreja alterou alguns aspectos arquitetônicos originais do seu templo, por entender que houvera influência de certos padrões maçônicos na construção.

Em 1974 foi criada uma congregação da Nona Igreja no centro de Belo Horizonte. Inicialmente, funcionava na Avenida Amazonas, na casa dos irmãos Darcy e Zilda Miranda. Com o crescimento do trabalho, foi alugado um amplo salão, que possibilitou a realização de EBD, cultos vespertinos aos domingos e reuniões semanais, já com 40 (quarenta) membros maiores. Em 1977 a Congregação Central foi transferida – todos os seus membros – para a sede, devido ao alto custo do aluguel do imóvel.

Alguns líderes marcaram a vida da Nona Igreja com o seu testemunho pessoal e dedicação nesta Obra do Senhor, desde o seu início: Floremil e Maria Silva, Geraldo Teodoro, Adélia Lomeu, Geraldo Amorim, Waldemar Caetano de Lima. Estes foram os primeiros a sustentar o trabalho inicial.

A Nona Igreja gerou quatro "filhas", sendo elas a Igreja Presbiteriana Céu Azul, Igreja Presbiteriana da Paz, Igreja Presbiteriana Aliança Eterna e Igreja Presbiteriana Aliança.

IPB
Doutrinas